Os desafios da comunicação assertiva dentro desta revolução chamada PUBLICIDADE.
A comunicação vem se transformando ao longo do tempo, e em especial nesses últimos anos, com a expansão das mídias digitais.
Agências, veículos de comunicação e clientes estão trabalhando arduamente para inovar e criar novas maneiras de se comunicarem com seus usuários/clientes.
O que temos que entender, neste novo cenário é que cada vez mais o cliente vai estar no comando, ele vai definir quando e como vai consumir.
E qual o papel da agência neste novo cenário?
Trabalhar cada vez mais em parceria com os clientes, isso representa ser parceira não somente na criação das campanhas, mas ir muito mais além. Precisamos participar das estratégias de criação dos produtos e cada vez mais entender as necessidades desses novos consumidores.
Acredito que a palavra que devemos usar neste momento da comunicação seja CONECTAR.
Conectar pessoas a suas necessidades, conectar pessoas a sua marca / produto ou serviço, conectar pessoas a pessoas formadoras de opinião. Você precisa se conectar, entender e se relacionar com todas essas conexões. Vejo muitas empresas querendo vender o seu produto e isso é um jogo, apenas vender por vender não funciona mais, é preciso se conectar , se relacionar e gerar experiências para esses novos clientes, caso contrário eles não voltam.
A forma de consumir está mudando, cada vez mais vamos viver em um mundo onde as coisas serão cada vez mais compartilhadas. Hoje já compartilhamos bicicletas, carros, imóveis, entre outros, e em pouco tempo serão criados empreendimentos e produtos específicos para usarmos apenas uma vez ou duas vezes ao ano, isso não justifica efetuar a compra. Cada vez mais vamos comprar experiências e não coisas, as coisas continuarão a existir, mas o que vai dominar o mundo serão as experiências.
Devemos então refletir de que forma vamos nos conectar com nossos novos clientes e mantê-los fiéis a nossa marca/produto.
Temos muitas formas de nos conectar hoje, mas o mais importante é gerarmos conteúdo criativo e conversar abertamente com nosso cliente, entender cada vez mais suas necessidades e trabalhar como parceiros para um crescimento sustentável ao logo do tempo.
E de que forma podemos ser mais assertivos? Seremos mais assertivos quando usarmos uma ciência chamada DATA SCIENCE , ciência dos dados. Temos hoje diversas ferramentas para colher esses dados , estudá-los e sermos ainda mais assertivos em nossa comunicação, assim sabendo quando, como e onde falar com os consumidores certos e entender as suas reais necessidades.
Se quiser entender mais sobre quando, como e onde falar com o seu cliente, venha tomar um café com a gente.
Marcelo Molina | Sócio Diretor na MTM Publicidade